terça-feira, 9 de setembro de 2014

Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio de Farroupilha




No ano de 1878, na Linha Palmeiro (Caravaggio do atual município de Farroupilha - 7 km do centro de Farroupilha), os imigrantes italianos se reuniram para a celebração da sua primeira missa, oportunidade em que decidiram escolher o nome do padroeiro ou da padroeira da capela. Uns, elegeram Santo Antônio e outros, Nossa Senhora de Loreto. Diante da indefinição, os representantes da capela fizeram um trato: que iriam até São Sebastião do Caí para comprar uma estátua e a  que conseguissem, seria a imagem eleita, porém, retornaram de mãos vazias. Para solucionar o impasse, o morador da localidade de Linha Palmeiro, Natal Faoro, emprestou o quadro de sua santa de devoção, trazido da Itália, uma tela de 33 por 40 centímetros. Contudo, não se tratava de Nossa Senhora de Loreto.
Daquele dia em diante Nossa Senhora de Caravaggio tornou-se a padroeira da colônia, que recebeu seu nome. Em 1879, ergueram uma capela e a partir daquela data iniciaram-se as romarias a Caravaggio. Dez anos depois a capela estava pequena para abrigar os devotos, em especial no dia 26 de maio, data da aparição da Santa na vila italiana de Caravaggio. Em 1890 foi inaugurada a nova igreja de Caravaggio. “Nenhuma história é mais famosa entre os moradores da região do que a da mulher que teria sido possuída pelo demônio. Carregada por vários homens, a lavradora foi exorcizada dentro da igreja”.(Pelozzaro,ed. 04/12/96,ZH)
As aparições de Nossa Senhora de Caravaggio aconteceram no ano de 1432, em Piemonte,* à Joaneta, uma camponesa sofredora. A devoção logo se espalhou pelo Vêneto, onde em Fanzolo, na Província de Treviso, Itália, foi erguido um santuário.
Os imigrantes italianos sempre foram fervorosos devotos de Nossa Senhora de Caravaggio e ao aportarem em São Sebastião do Caí, procuraram a Igreja, conforme o relato de um imigrante: “agradecer a viagem que havíamos feito, bem como rezar pelos que havíamos deixado na Itália. Nossa grande devoção era Nossa Senhora do Caravaggio”. (FOCHESATTO, p.109)
Em Nova Vicenza, os imigrantes construíram a Igreja São Vicente, porém a sua devoção maior sempre foi consagrada à Nossa Senhora de Caravaggio, que elegeram como Padroeira da cidade de Farroupilha. Em 1959 também foi declarada, pela Santa Sé, a padroeira da Diocese de Caxias do Sul.
Em 1968 foi concluído o novo Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, local visitado por milhares de católicos, que caminham quilômetros para pedir e agradecer  graças e curas alcançadas.
* Nota: A terra da aparição de Nossa Senhora de Caravaggio, fica na Itália, no município de Caravaggio, nos limites dos estados de Milão e Veneza, na divisa de três dioceses: Cremona, Milão e Bérgamo.
Rosa Maria B. Kaspary
Pesquisadora e poetisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário