quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Revolução Federalista e os Saques pelas Colônias

Em 1893, Júlio de Castilhos foi eleito governador da Província de São Pedro. À época, ocorreram choques entre os grupos castilhistas (republicanos) e os maragatos (federalistas), que resultaram em movimento revolucionário, assumindo um caráter de guerra civil. 
[...]
Após a Revolução Federalista, meu bisavô Wenzel Wartha,*(7) que à época era “Tenente Mestre” do Batalhão de Infantaria,* (8)  foi promovido a Capitão do Batalhão da Guarda Nacional*(9) e designado para atuar em Santa Maria da Soledade (São Vendelino), distrito que pertencia a Montenegro e abrangia a região serrana. Em 11 de junho de 1897, Wartha foi removido com sua equipe ao 5º Distrito, que tinha sua sede em Bom Princípio. (CAMPOS NETTO p.323-456)
Em 14 de outubro de 1913, com a elevação do Foro da Comarca de Montenegro para 2ª entrância, Wenzel Wartha foi designado Subdelegado de Polícia*(10)  de Garibaldi e São Vedelino.*
[...]
*(7) Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre AHCHPA: conforme registro constante do livro 1 fl.9v, da Capela Santo Antão de Santa Maria da Soledade, Matriz Montenegro/RS: Wenzel Wartha (Wenceslau), contraiu núpcias com Khetrin (Catarina) Kellner, em 26/10/1885. Ambos eram austríacos.
*(8) Diário Oficial da União, exemplar nº 8979: [...] Em 10 de janeiro de 1902:“120” batalhão de infantaria - Estado-maior –Tenente- coronel comandante, Adão Luiz Katior. Tenente–quartel-mestre: Wenceslau Wartha; Capitão-cirurgião: Augusto Luhnert.
*(9)Diário Oficial da União, exemplar nº 8979: A infantaria da Guarda Nacional da Comarca de Montenegro ficou assim constituída: ESTADO MAIOR: Coronel Comandante Álvaro Apolinário Pereira de Moraes; Batalhão de Infantaria “4' companhia -- Capitão, Wenzel Wartha; tenente, Mauricio Bondam; alferes, Carlos Rodrigues da Fonseca e Santo Bazza. 
*(10) CAMPOS NETTO, p.465: Em 14 de outubro de 1913 os funcionários do Fôro 7º Distrito (Garibaldi e São Vendelino) foram relacionados da seguinte forma: - Juiz Distrital- Albino Pedro Diedrich; Escrivão - Carlos Augusto Schrammel; Subdelegado de Polícia – Wenzel Wartha.
*(11) Desse modo, denota-se, que o Governo republicano reforçou a segurança pelos Distritos das colônias, a fim de evitar a formação de novos grupos de maragatos pela região e desarticular eventuais grupos existentes.
Rosa Maria B. Kaspary
Pesquisadora, poetisa e advogada



Nenhum comentário:

Postar um comentário