terça-feira, 9 de setembro de 2014

As Estradas do Progresso do Vale do Caí e Região Serrana Gaúcha


Até o fim do século XIX toda produção agrícola das colônias submeteu-se à influência dos mercados localizados nas imediações dos portos de Montenegro, São Sebastião do Caí e São Leopoldo, que despachavam os produtos para os grandes mercados da capital do Estado. “Se os transportes fluviais eram relativamente fáceis, a extensão dos trajetos era consideravelmente aumentada pelas curvas e meandros que descrevem os rios dos Sinos e o rio Caí [...] de São Leopoldo a Porto Alegre o barco percorria vinte léguas, e o trem menos de seis”.(ROCHE,p.62)         
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Todavia, o imprevisível aconteceu, a ferrovia que ligava a capital a Caxias, foi extinta pela RFFSA em 1994 e gradativamente outras também. À época, as cidades que haviam se beneficiado com as ferrovias, passaram por profundas mudanças.****
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**** Nota: Aos olhos dos naturalistas é motivo de orgulho esse frear do progresso, pois em pleno século XXI é possível contemplar a natureza: vislumbrar o azul do infinito, o brilho do sol, respirar ar puro, plantar e colher frutos, flores, criar peixes, aves e suínos. Diante das situações enfrentadas pelos novos e antigos municípios do Vale do Caí e da região serrana, apropriado acrescentar, que as estradas podem contribuir, ou impedir o progresso de uma região.
Rosa Maria B. Kaspary
Pesquisadora e poetisa

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