Até o fim do século XIX toda produção
agrícola das colônias submeteu-se à influência dos mercados localizados nas
imediações dos portos de Montenegro, São Sebastião do Caí e São Leopoldo, que
despachavam os produtos para os grandes mercados da capital do Estado. “Se os
transportes fluviais eram relativamente fáceis, a extensão dos trajetos era
consideravelmente aumentada pelas curvas e meandros que descrevem os rios dos Sinos e o rio Caí [...] de São Leopoldo a Porto Alegre o barco percorria
vinte léguas, e o trem menos de seis”.(ROCHE,p.62)
[...]
Todavia, o imprevisível aconteceu, a
ferrovia que ligava a capital a Caxias, foi extinta pela RFFSA em 1994 e
gradativamente outras também. À época, as cidades que haviam se beneficiado com as
ferrovias, passaram por profundas mudanças.****
[...]
**** Nota: Aos olhos dos naturalistas é
motivo de orgulho esse frear do progresso, pois em pleno século XXI é possível
contemplar a natureza: vislumbrar o azul do infinito, o brilho do sol, respirar
ar puro, plantar e colher frutos, flores, criar peixes, aves e suínos. Diante
das situações enfrentadas pelos novos e antigos municípios do Vale do Caí e da
região serrana, apropriado acrescentar, que as estradas podem contribuir, ou
impedir o progresso de uma região.
Rosa
Maria B. Kaspary
Pesquisadora
e poetisa
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