terça-feira, 15 de outubro de 2019

CELSO OSCAR PEROTTONI


                                  
FREI CELSO OSCAR PEROTTONI, “in memoriam” (08/12/1952, Farroupilha/RS - 23/06/2018, Cuiabá/MT), era filho de Antoninho Pedro Perottoni e Maria Silvinha Kronitzky Perottoni (sobrinho da minha mãe Emília Julita Kronitzky Boenny). Concluiu os seus estudos no Seminário Freis Carmelitas Descalços, em Passo Fundo/RS. Era formado em Filosofia, Teologia, Pedagogia e Mestre em Sociologia. Antes de sua ordenação sacerdotal decidiu permanecer como "Frei". Mudou-se a Cuiabá/MT e à época, percebeu a falta de auxílio às crianças menos favorecidas na cidade. Em 1985, fundou a ASSOCIAÇÃO FILANTRÓPICA SÃO JUDAS TADEU, para abrigar jovens órfãos em risco de vulnerabilidade social. A associação oferecia educação de qualidade e posteriormente passou a abrir as suas portas à comunidade, progredindo para “Colégio São Judas Tadeu”. Atualmente possui o sistema de ensino integral, atividades extra curriculares e sistema bilíngue (língua inglesa).
                                        (Celso Oscar Perottoni, Frei de crucifixo)

A imagem acima foi captada em 28/05/2013, dia do aniversário da primeira dama de Cuiabá/MT, Virginia Mendes, que comemorou a data na instituição filantrópica São Judas Tadeu, em companhia dos Freis e crianças. Na oportunidade, o coordenador da Instituição, César Sirino Batista, que cresceu no abrigo e prestou serviços voluntários à instituição, relatou à imprensa, que: “ao chegar a Cuiabá, ainda com quatro anos de idade, foi morar embaixo da ponte do Rio Cuiabá, juntamente com sua mãe”. O SOS Criança o resgatou do local e levou ao Abrigo São Judas Tadeu. “Aprendi todos os valores da minha vida aqui: educação, religião, família e estudo. O básico para uma criança viver saudável. Esse lar supriu todas as minhas necessidades”.

 “Os feitos do Frei Celso são nobres e notáveis: além da escola também abriu uma capela para atender a todos na região.” 

                                                              
                                                   Rosa Maria Boenny Kaspary, pesquisadora.       
               

“O nome do colégio carrega em seu nome o patrono São Judas Tadeu, apóstolo de cristo e primo de Jesus. Sua mãe Maria era prima de Maria Santíssima, e o pai Alfeu era irmão de São José. Tendo nascido em Caná de Galileia, na Palestina, também era irmão de Thiago, José, Simão e Maria Salomé. Lembrando que apesar de mesmo nome, ele não deve ser confundido com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus.” 
                                          
                                                      
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário