terça-feira, 22 de agosto de 2023

A Casa da Sagrada Família

 


              No ano de 1291, ocorreu a transferência misteriosa da Casa da Sagrada Família de Nazaré, para a Croácia. Foi nessa casa, que Maria Santíssima recebeu o comunicado do Arcanjo Gabriel, anunciando que ela foi escolhida pelo Criador, para ser a Mãe de Deus e também foi nessa casa que Jesus cresceu.

         Em 1294, as três paredes da Casa Sagrada, juntamente com a janela da anunciação, desapareceram da Croácia e após algum tempo, inusitadamente, apareceram em Loreto, Itália, em local diverso. Posteriormente, foram removidas para outro lugar, onde foi edificada uma grande Basílica ao seu redor, atual Santuário de Nossa Senhora de Loreto, que recebe a visitação de milhares de peregrinos.

            Em Nazaré, onde permaneceram os alicerces da Casa Sagrada, foi construída a Basílica da Anunciação, que também é visitada por milhares de peregrinos, até os dias atuais.

              Giuseppe Santarelli, Frei Capuchinho, no Documentário “A Casa de Loreto”, refere que, após a verificação de dados históricos e arqueológicos sobre esse antigo e fascinante mistério da Casa Sagrada, foram realizadas pesquisas nos arquivos históricos do Vaticano, pelo estudioso Joseph Latoni, bispo de Dijon. Em 1900, foi encontrado um Ato Cartorial, que continha em seu teor a descrição da casa de Maria e relíquias da casa. Esses bens foram arrolados como parte integrante de um dote, para Felipe II, por uma família nobre e cristã, de sobrenome “Angeli”.

               Durante sete séculos acreditou-se, que anjos, mensageiros de Deus, haviam carregado a casa de Nazaré para a Croácia e da Croácia para Loreto. Após a realização dessas minuciosas pesquisas, foram encontrados indícios de realização do traslado do material por humanos, possivelmente pelo Exército dos cruzados.

                  Nada acontece por acaso! Nessa transferência da casa Sagrada, do Continente Asiático para o Continente Europeu, não houve prejuízo nas visitações em Nazaré, pois a Basílica da Anunciação continua recebendo milhares de peregrinos, da Ásia e da África. Em Loreto, a relíquia sagrada favoreceu a visitação de devotos europeus, bem como de romeiros dos continentes americanos.

 

                                              SITUAÇÃO COMPARATIVA

             Em 26 de maio de 1432, no Continente Europeu, em Caravággio, na Itália, a “Rainha dos Anjos” apareceu à Camponesa Joaneta.

              Em 1875, um dos pioneiros imigrantes italianos trouxe em sua bagagem uma imagem de Nossa Senhora de Caravággio, para o continente Sul Americano, atual Caravággio, Farroupilha, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

              No ano de 1879, foi erguida uma capela nesse vilarejo, em homenagem à Santa. No ano de 1890 foi edificada uma Igreja no local, elevada à categoria de Santuário em 1921, para acolher multidões de devotos, imigrantes europeus, seus descendentes e demais fiéis , que passaram a visitar o Santuário, para pedir graças, ou agradecer pelas graças alcançadas. O Santuário atual, concluído em 1963, revela-se pequeno para acolher as caravanas de devotos. 

 

                                                      Rosa Maria Boenny Kaspary

                                                      Pesquisadora, Advogada e poetisa

 

Referências:

Frei Capuchinho Giuseppe Santarelli, Documentário, “A Casa de Loreto”

cancaonova.com/nossa-senhora/devocao-nossa-senhora/nossa-senhora-de-loreto-o-misterio-do-traslado-da-casa-da-terra-santa-a-italia

https://caravaggio.org.br/pagina/historia-da-devocao

 

.