terça-feira, 14 de abril de 2020

Milho uma Fonte de Sustento na Crise


                        
                                          MILHO UMA DÁDIVA DIVINA

            O milho é um dos principais componentes da ração para bovinos, suínos, ovinos, equinos, caprinos e aves e também um dos cereais básicos na alimentação humana. Pode ser transformado em: ração, farelo, fubá, canjica, pamonha, papa de milho, farinha (pão, bolos, broas, polenta, "brustolada"), dextrinas, amido, glicose, açúcar, óleo, álcool industrial e outros alimentos.
              A planta é usada para forragem verde e silagem para os animais. Com o caule pode-se obter o aldeído. A palha da espiga serve para fazer artesanato, palheiros e forrar colchões. O descarte do sabugo e da  palha pode resultar em adubo orgânico. 
             Outrora, em tempos penosos, o milho foi uma das fontes de sustento dos pioneiros imigrantes alemães e italianos da Região Sul do Brasil.
         Com a plantação do grão, em escala maior, torna-se possível criar mais animais para o abastecimento do mercado interno com: carnes e seus derivados, ovos, banha, leite (queijo, nata, manteiga, requeijão). Também é possível a aplicação do sistema integrado para a criação de peixes, em açudes.